Histórico da Instituição

A Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais – AJIDEVI é uma entidade civil, de assistência social, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, fundada em 06 de março de 1981, que atende gratuitamente pessoas com deficiência visual cego e baixa visão de todas as faixas etárias de Joinville e região.

A criação da AJIDEVI foi alicerçada na boa vontade de um grupo de pessoas deficientes visuais e não deficientes, tendo como dirigente a Professora Aurélia Maria Silvy que realizava um trabalho de Alfabetização em Braille para cegos, nas dependências do Colégio Santos Anjos.

A Professora Aurélia com o grupo formado por João Bronze Filho, Renato Schmüker, Luiz Pedro Furtado, José Bittencourt, Maria Luiza Pavesi, Odair Pavesi, Lorena Pavesi e Eval Pavesi, começou a mobilizar-se para criar uma associação que pudesse atender realmente às suas necessidades.

No inicio o objetivo da associação era com o intuito de reunir a pessoa com deficiência visual de Joinville, afim de socialização e sensação de pertencimento a um grupo, com as mesmas limitações, com possiblidades de reabilitação e integração. Inicialmente, as atividades eram desenvolvidas em uma sala cedida pela FERJ e, devido à falta de espaço físico, a área pedagógica permaneceu nas instalações do Colégio Santos Anjos.

Porém com o passar dos anos, a AJIDEVI, passou a desenvolver através de parcerias em diversas instancias, nos quais nos são cedidos profissionais qualificados para o desenvolvimento de atividades voltadas a habilitação e reabilitação da pessoa com deficiência visual, cega e baixa visão.

Em 01 de junho de1991, a AJIDEVI inaugurou sua sede própria, onde está situada até hoje.
Define-se a AJIDEVI como uma entidade Assistencial, que desenvolve um serviço assistencial para todas as faixas etárias de Joinville e Região, com base na Resolução nº 32 de 12 de maio de 2015 do Conselho Municipal de Assistência Social de Joinville, que regulamenta a oferta de programas socioassistenciais de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência em âmbito municipal.

A AJIDEVI conta com 910 usuários cadastrados na associação, desde crianças, adolescentes, adultos e idosos do município de Joinville e região.
A entidade subsiste financeiramente através de doações de pessoas físicas e jurídicas, convênios, subvenções, bem como de promoções beneficentes que realiza ao decorrer de cada ano.

Objetivo: atender pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão), desenvolvendo as suas potencialidades, melhorando a qualidade de vida, facilitando o processo de inclusão social.

O atendimento é disponibilizado a toda pessoa com deficiência visual e seus familiares de modo gratuito, qualquer contribuição dada através de usuários os familiares é de modo espontâneo. Para inserção do usuário nos atendimentos é feito avaliação de prioridades de atendimentos afim de contemplação de pré requisitos mínimos para iniciação.

Os atendimentos ofertados pela AJIDEVI são:

Estimulação Multissensorial;
Estimulação Visual;
Orientação e Mobilidade Infantil (O.M.);
Atividades da Vida Autônoma Infantil (A.V.A.);
Pré Apropriação a Simbologia Braille;
Iniciação à Informática Infantil;
Educação Física e Recreação Infantil;
Orientação e Mobilidade para Jovens e adultos (O.M.);
Atividades da Vida Autônoma para Jovens e Adultos (A.V.A.);
Iniciação à Informática para Jovens e Adultos;
Educação Física e Desporto;
Sorobã;
Preparação para o Trabalho;
Ensino Musical;
Dança (circular/ de salão/ folclórica);
Atendimento do Serviço Social;
Grupos de Fortalecimentos de Vínculo Familiar e Comunitário.